quarta-feira, 23 de junho de 2010

Relato das Observações de Sala de Aula

O presente relato consta das observações realizadas nas monitórias prestadas na Escola Estadual Brigadeiro José da Silva Paes.
As aulas de monitória em um primeiro momento foram ministradas para uma turma de segundo ano do ensino médio, do ensino regular e num segundo momento, foram ministradas para duas turmas, uma de primeiro e outra de segundo ano do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Pode-se observar que os estudantes do ensino médio regular, embora tenham muitas falhas no ensino, tem menos dificuldade com os conteúdos do que os estudantes do EJA, no entanto, estes também demonstram muito menos interesse do que os alunos do EJA.
O que pude observar também, é que os estudantes do ensino médio regular, apenas comparecem quando lhes é oferecida a possibilidade de barganha de nota, ou quando os pais tomam conhecimento das aulas de monitoria e os fazem comparecer as mesmas. Já os alunos do EJA, por serem mais velhos, além de serem mais interessados, comparecem por livre e espontânea vontade, trazendo mais dúvidas para a sala de aula e tornando as aulas mais dinâmicas. Porém os conteúdos não avançam muito devido ao tempo que estes estiveram afastados da escola, o que acarreta numa maior dificuldade de compreensão e de relembrar os conteúdos estudados previamente.
A escola é muito bem estruturada e o bairro onde se encontra parece respeitar bem o espaço escolar, porém, em alguns dos professores pude observar má vontade e falta de ética ao lidar com os alunos e ao falar sobre os mesmos. Acredito que o corpo docente da escola tem alguns pontos importantes a serem melhorados e trabalhados.

Um comentário:

  1. OLá Thiago, estive aqui confirmando tuas atividades. Mantenha o blog, ok.

    ResponderExcluir